TV digital captando na antena parabólica

Captando o sinal da TV digital na antena parabólica


Saiba o que é preciso para não só sintonizar o sinal digital de TV, mas assistí-lo em alta definição.

As emissoras de televisão vêm aos poucos migrando suas programações e transmissões para o formato digital. 

Somente da chamada “transmissão terrestre” da televisão digital, em que o pacote de dados (áudio, vídeo, interatividade e dados do programa) é enviado diretamente do transmissor (a antena da emissora) para o receptor (a antena e conversor) na casa do usuário.


A novidade que aos poucos já vêm sendo implantada é a transmissão do sinal digital em alta definição por satélite. Neste caso, o sinal sai do transmissor para um satélite, e este reflete o pacote de dados para as antenas parabólicas dos telespectadores. 

A vantagem aqui é que se pode ir além das atuais restrições de alcance da TV digital, hoje apenas incipiente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na teoria, parabólicas em qualquer região do Brasil podem receber sinal digital.

Mas entre sintonizar este sinal digital e assisti-lo em alta definição existe uma grande diferença. Para se ter acesso a conteúdo em alta definição (HD) é necessário que alguns requisitos do sistema.

A programação nesse caso precisa ter sido gerada e transmitida pela emissora no formato de alta definição e o usuário vai precisar de um receptor de satélite específico para TV digital com saída HDMI; e sua televisão precisa ter entrada para HD. 

Esses receptores (set-top boxes) pode ser qualquer “caixa” dos impostados, Azamérica, Azbox, Probox, Duosat, Evolution entre outros. A Zinwell é uma das fabricantes nacionais destes aparelhos.

Importante: Se não for cumprido algum desses requisitos, será até possível sintonizar a programação de TV digital usando uma parabólica, mas isso não significa que ela estará em alta definição. Veja dois casos em que isso pode acontecer:

> o receptor capta o pacote de dados em alta definição mas repassa ao televisor em média ou baixa definição;

> o receptor capta e repassa as informações em HD, mas usamos um televisor analógico.

O Satélite Brasilsat B4  84w

Um ótimo satélite para isso é  Brasilsat B4 com programação aberta e cerca de 100 canais digitais. O sinal deste satélite nunca tem apagão, já que está em FTA.

Existe a possilibidade de você assistir aos jogos do campeonato brasileiro através da Band que tem mais de 10 afiliadas registrado no satélite B4, a qual é transmitido as partidas em diferentes locais. Enquanto uma afiliada transmite o jogo em SP, outro transmite no Rio, e outro em MG e assim por diante.
Veja abaixo o link para vocês verem a lista de canais extensa todos FTA abertos do Brasilsat B4 e perceba como é vantajoso ter este sistema:


Cobertura

Tipo de Antena


A vantagem de se utilizar um antena parabólica apontada no Brasilsat B4 e ainda com uma chave disecq ligada as outras antenas é que o sinal nunca cai. A banda C do B4 tem um sinal bem forte. Se você tem uma antena de 1,5m de chapa tipo da sky, basta trocar o lnb por um C band e apontar para o B4. O lnb compramos aqui em nossa cidade pelo valor de 20,00 reais. Os dados para o apontamento estão no site www.dishpointer.com

A antena parabólica de tela que geralmente está apontada para o Starone C2 também funciona muito bem. Esta antena custa em torno de 350,00 reais.


antena de chapa com lnb banda C apontada para o B4

lnbf Banda C


antena parabólica de tela


Comclusão:


Usamos sempre o satélite B4 e nunca ficamos no apagão. Se os apagões da Azbox Azamerica e outros são constantes, nada melhor do que ter esta opção a mais ligado a uma disecq que jamais cai o sinal. A qualidade de imagem dos canais são semelhantes ao da céu, tia e maezona. 
X
Bemvindo ao site www.zeamerica.net. Fique bem informado com Facebook, Twitter e Google+

 

Facebook, Twitter e Google+ Clique e não esqueça de nós.



         
Ver. 1.3
 





Para receber nossas atualizações por email cadastre-se. Clique Aqui



Ao comentar abaixo concorde com a nossa Politica de Comentários