TV digital captando na antena parabólica

Captando o sinal da TV digital na antena parabólica


Saiba o que é preciso para não só sintonizar o sinal digital de TV, mas assistí-lo em alta definição.

As emissoras de televisão vêm aos poucos migrando suas programações e transmissões para o formato digital. 

Somente da chamada “transmissão terrestre” da televisão digital, em que o pacote de dados (áudio, vídeo, interatividade e dados do programa) é enviado diretamente do transmissor (a antena da emissora) para o receptor (a antena e conversor) na casa do usuário.


A novidade que aos poucos já vêm sendo implantada é a transmissão do sinal digital em alta definição por satélite. Neste caso, o sinal sai do transmissor para um satélite, e este reflete o pacote de dados para as antenas parabólicas dos telespectadores. 

A vantagem aqui é que se pode ir além das atuais restrições de alcance da TV digital, hoje apenas incipiente em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na teoria, parabólicas em qualquer região do Brasil podem receber sinal digital.

Mas entre sintonizar este sinal digital e assisti-lo em alta definição existe uma grande diferença. Para se ter acesso a conteúdo em alta definição (HD) é necessário que alguns requisitos do sistema.

A programação nesse caso precisa ter sido gerada e transmitida pela emissora no formato de alta definição e o usuário vai precisar de um receptor de satélite específico para TV digital com saída HDMI; e sua televisão precisa ter entrada para HD. 

Esses receptores (set-top boxes) pode ser qualquer “caixa” dos impostados, Azamérica, Azbox, Probox, Duosat, Evolution entre outros. A Zinwell é uma das fabricantes nacionais destes aparelhos.

Importante: Se não for cumprido algum desses requisitos, será até possível sintonizar a programação de TV digital usando uma parabólica, mas isso não significa que ela estará em alta definição. Veja dois casos em que isso pode acontecer:

> o receptor capta o pacote de dados em alta definição mas repassa ao televisor em média ou baixa definição;

> o receptor capta e repassa as informações em HD, mas usamos um televisor analógico.

O Satélite Brasilsat B4  84w

Um ótimo satélite para isso é  Brasilsat B4 com programação aberta e cerca de 100 canais digitais. O sinal deste satélite nunca tem apagão, já que está em FTA.

Existe a possilibidade de você assistir aos jogos do campeonato brasileiro através da Band que tem mais de 10 afiliadas registrado no satélite B4, a qual é transmitido as partidas em diferentes locais. Enquanto uma afiliada transmite o jogo em SP, outro transmite no Rio, e outro em MG e assim por diante.
Veja abaixo o link para vocês verem a lista de canais extensa todos FTA abertos do Brasilsat B4 e perceba como é vantajoso ter este sistema:


Cobertura

Tipo de Antena


A vantagem de se utilizar um antena parabólica apontada no Brasilsat B4 e ainda com uma chave disecq ligada as outras antenas é que o sinal nunca cai. A banda C do B4 tem um sinal bem forte. Se você tem uma antena de 1,5m de chapa tipo da sky, basta trocar o lnb por um C band e apontar para o B4. O lnb compramos aqui em nossa cidade pelo valor de 20,00 reais. Os dados para o apontamento estão no site www.dishpointer.com

A antena parabólica de tela que geralmente está apontada para o Starone C2 também funciona muito bem. Esta antena custa em torno de 350,00 reais.


antena de chapa com lnb banda C apontada para o B4

lnbf Banda C


antena parabólica de tela


Comclusão:


Usamos sempre o satélite B4 e nunca ficamos no apagão. Se os apagões da Azbox Azamerica e outros são constantes, nada melhor do que ter esta opção a mais ligado a uma disecq que jamais cai o sinal. A qualidade de imagem dos canais são semelhantes ao da céu, tia e maezona. 
X
Bemvindo ao site www.zeamerica.net. Fique bem informado com Facebook, Twitter e Google+

 

Facebook, Twitter e Google+ Clique e não esqueça de nós.



         
Ver. 1.3
 

INSTRUÇÕES PARA BAIXAR ARQUIVOS DO PORTAL CLIQUE AQUI.


Gostou da nosso artigo ou atualização? Para receber atualizações no seu email se inscreva em nossa lista de e-mails abaixo.

Importante! Você deve confirmar a sua inscrição através de um e-mail de confirmação que vai chegar na sua Caixa de Entrada do e-mail cadastrado.




Ao comentar abaixo concorde com a nossa Politica de Comentários