Unitv

TV digital e o futuro tecnológico no Brasil e no Mundo

Sistemas e padrões de TV digital

Em primeiro lugar, é fundamental não confundir televisão digital e televisor digital. Televisão digital tem a ver com a transmissão de sinal de tv que usa modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados a um aparelho compatível com esta tecnologia, ou seja, a um aparelho televisor digital.


No Brasil, desde 1996 algumas TVs por assinatura (SKY, Tecsat e DirecTV) utilizam sinal digital, que proporciona alta qualidade de imagem, mas a primeira transmissão feita por um canal de tv aberta só aconteceu no final de 2007. (alta definição).


No mundo, há diferentes modelos, sistemas e padrões de TV Digital. No Brasil, o padrão de televisão digital adotado foi o ISDB-TB, uma adaptação do padrão japonês ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). O padrão escolhido garante ampla mobilidade e portabilidade dos aparelhos receptores, sem custo para o consumidor.

HDTV (High Definition TV) é um sistema de transmissão digital com uma resolução de tela bem superior ao dos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL), sendo, por isso, conhecida como TV de alta definição. 

Tecnologia 3G




Tv digital 3G
Tv digital 3G


A tecnologia 3G permite assistir tv digital no aparelho celular, com a vantagem da mobilidade e sinal de qualidade e sem interferências.



Há também várias tecnologias de exibição de imagem. CRT (Cathode Ray Tube), é a tecnologia tradicional, empregada nos aparelhos analógicos, que utiliza tubo de raios catódicos. LCD (Liquid Crystal Display) utiliza tecnologia digital e um sistema de cristal líquido, com alta resolução de imagem. 


Plasma funciona de maneira semelhante ao LCD, com maior brilho e contraste porém com pouca durabilidade. O Sistema de Projeção utiliza um projetor e uma tela refletiva enquanto o Sistema de Retro-Projeção, compõe-se de um projetor e uma tela translúcida.


O futuro da tv digital pode ser o UHDV (Ultra High Definition Vídeo) um formato ainda experimental, com uma resolução de tela 16 vezes maior que a HDTV, um espetáculo de luz explodindo em 32 milhões de pixels, além de som surround de 22.2 canais. Isso mesmo! São 24 caixas de som.



TV digital ultra high definition vídeo 
TV digital ultra high definition vídeo


Ainda em fase experimental, o futuro dos aparelhos de televisão parece ser o chamado ultra high definition vídeo (UHDV), atualmente desenvolvido no Japão










Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *